Deixando o varejo mais inteligente :
Um estudo da IBM indica que para atender às demandas dos consumidores o varejo deve implementar e/ou aperfeiçoar novos canais e tecnologias.
A tecnologia impacta a forma como os consumidores interagem, obtém informações e compram produtos e serviços no varejo.
Essa é a principal conclusão do estudo “Indo ao encontro das demandas do consumidor inteligente”, realizado pelo Instituto de Negócios da IBM.
Foram pesquisados cerca de 30 mil consumidores em seis países, três economias maduras e três emergentes,sendo um dos países o Brasil.
O estudo mostra que o consumidor está cada vez mais informado, com acesso a diferentes tecnologias (celular, TV digital, quiosque e Internet) e, por isso, cada vez mais exigente.
O segmento de varejo precisa se preparar o cenário onde o consumidor é o protagonista que usa múltiplos canais e tecnologias, especialmente com foco na chamada Geração Y.
Outra tendência apontada pelo estudo é que os empresários deste setor devem
considerar a tecnologia como um caminho para se diferenciar e atender às demandas e preferências dos consumidores, integrando todos os canais numa única experiência de compra.
Os consumidores querem comprar usando múltiplas tecnologias e os brasileiros, em especial, estão mais abertos às novidades.
No Brasil a pesquisa contou com cerca de três mil entrevistados, sendo que 71% afirmaram estarem dispostos a recompensar o varejista com fidelidade e até mesmo pagar um pouco mais por serviços personalizados e promoções customizadas.
Os consumidores sabem o que querem e para conquistá-los é preciso estar conectados a eles por meio de seus canais preferenciais. Por isso, as tecnologias estão reformatando o setor.
Ainda segundo o estudo, os consumidores vão definir o futuro do varejo, criando oportunidades de inovação para as redes ampliarem seus canais alternativos.
O estudo apontou ainda que :
- 96% dos brasileiros acessam a Internet para pesquisar preços,
- 50% estão dispostos a usar duas ou mais tecnologias para realizar suas compras e
- mais de 80% têm o desejo de colaborar e co-criar na oferta de serviços e projetos de merchandising.
Outros números da pesquisa:
- 75% dos brasileiros entrevistados fazem compras pela Internet;
- 48% estão dispostos a usar quiosques, especialmente para obter mais informações sobre produto;
- 32% usariam a TV digital, sendo que 80% comprariam efetuando apenas um clique
no controle remoto;
- 20% usariam o telefone para realizar compras, principalmente para checar e
comparar preços entre lojas concorrentes.
Veja mais sobre Varejo Inteligente no site da IBM Brasil em :
http://www-03.ibm.com/e-business/br/think/retail/index2.shtml
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