segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sistemas de Apoio a Decisão e Inteligência Competitiva

Trechos da minha palestra sobre Sistemas de Apoio a Decisão e Inteligência Competitiva:

Por que usar um Sistema de Suporte a Decisão ?
- Instabilidade econômica
- Dificuldade em alcançar os objetivos de negócio
- Aumentar a produtividade da empresa
- Necessidade de informações mais exatas
- Tornar a empresa vencedora
- Necessidade de novas informações
- Necessidade de lançar novos produtos ou serviços
- Identificar potenciais inovações


Inteligência Competitiva:
Inteligência Competitiva (IC) é um sistema de identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a empresa viabilizando seu uso no processo decisório.
É um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa.

O objetivo é fornecer informação estratégica de alto nível, isto é, informação analisada, para apoiar o processo de TOMADA DE DECISÃO.

Por que usar Inteligência Competitiva ?
Detectar ameaças potenciais ao seu negócio
Antecipar ações da concorrência
Minimizar surpresas
Descobrir novas oportunidades
Monitorar o mercado na qual a sua empresa está competindo

Questões a serem respondidas sobre o tema:
O que a empresa precisa saber ?
O que a empresa já sabe ?
Porque a empresa precisa saber disso ?
Quando a empresa precisará saber disto ?
O que a empresa fará com a "inteligência" gerada uma vez que a obtenha ?
Quanto custará obtê-la ?
Quanto custa não obtê-la ?

As novas relações entre o CFO e o CEO – Estudo IBM
O simples ato de permanecer competitivo freqüentemente aumenta a determinação para mudanças.
Existem aqueles que lideram, aqueles que seguem os líderes e aqueles que falham.
Os que inovam primeiro são os que estão melhores posicionados para assumir a liderança.


Inovação é um processo sistemático, que requer aprendizagem
Inovação no século XXI:
Aberta
Colaborativa
Multidisciplinar
Globalizada

Alguns fatores de influência:
A dinâmica do "mundo plano";
O surgimento de novas capacidades;
A evolução da tecnologia;
A marcha da comoditização;
A nova demografía mundial;
A imprevisibilidade das mudanças.

Inovação é uma atividade social
A invenção sozinha não é mais suficiente;
As inovações criam novos valores, transformam conhecimento e tecnologias para impulsionar a produtividade e criar novos hábitos sociais.
A inovação deve ser impulsionada pela colaboração e tirar proveito dos métodos empresariais mais modernos.

A inovação reside na interseção entre a invenção e a "intuição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário