terça-feira, 5 de maio de 2009

Cloud Computing


Cloud Computing
Cloud computing começa a caracterizar-se como a próxima onda do mundo em tecnologia de processamento de dados.
Nos últimos 30 anos o mundo de processamento de dados evoluiu dramaticamente, nos anos 70 o mainframe era o centro do universo da tecnologia, grandes máquinas que ocupavam grandes espaços, e processavam informações que hoje cabem em um celular ou em um ipod ou mp4 player.

A evolução da tecnologia permitiu a popularização do uso de informática, e nesse período passamos por vários modelos de processamento.

Na época do mainframe o modelo era centralizado, todos os programas e dados ficavam localizados em um local central onde tudo era controlado.

Na época do Client/Server ou com o surgimento do PC – Personal Computer entramos na era do caos, ou seja, tudo foi distribuído, os dados as aplicações e os sistemas, algumas empresas perderam o controle, pois com a distribuição de dados e aplicações o controle e a gerência dos sistemas foi comprometido, ficou muito mais complexo, e as empresas que não conseguiram criar uma forte gerência, disciplina e políticas de controle dos ativos de TI, ficaram em uma situação caótica.

Cloud Computing é o retorno ao modelo arquitetural do mainframe, vamos retornar à centralização de todos os dados e aplicações, as grandes diferenças são as tecnologias que dispomos atualmente.

Graças aos padrões de mercado aberto, tipo HTML, XML, HTTP, Web Services o modelo Cloud tornou-se viável, e as aplicações serão consumidas em Clouds internas ou externas.

As empresas poderão desenvolver e usar suas aplicações no modelo Cloud, ou seja, a necessidade do usuário é atendida a partir de uma solicitação de um serviço.

Cloud é o uso de aplicações existentes ou novas no conceito de serviço, ou como “utility”, as aplicações serão utilizadas da mesma forma que utilizamos o telefone ou energia elétrica. Ex: eu posso comprar em uma Cloud uma aplicação ou serviço que controla todo o estoque de minha empresa, ou meu sistema de vendas, ao invés de comprar toda a infra de servidores, software e aplicativos eu compro o uso da aplicação que alguma empresa disponibilizou na Internet e pago por utilização.

Portanto os dados e aplicativos estão localizados em um site ou local, que controla os aplicativos e os dados, e os usuários podem acessá-los a partir de qualquer lugar com qualquer tipo de dispositivo, celular, PC, Notebook, Netbook, ipod, etc., estes dispositivos fazem o papel de um terminal e o conjunto de serviços com a sua respectiva infra-estrutura e recursos de hardware e software o papel do recurso central.

Voltamos então com o uso das Clouds a um modelo de processamento centralizado, ou como o mercado está querendo designar com a sigla: “SAAS”: software as a services, ou em português Software como Serviços. Você que é professor, desenvolvedor ou estudante, prepare-se para este desafio.

Para saber mais:What is Cloud Computing

Assunto publicado no site https://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/academicbr por
Jose Carlos Duarte Goncalves - IBM Distinguished Engineer e CTO da IBM Brazil CTO - Chief Technologist Officer, responsável por disseminar para o mercado as Inovações e Tecnologias desenvolvidas pela IBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário